sábado, 27 de outubro de 2012

Como a Sessão Lúdica pode ajudar no diagnóstico posterior a anamnese:


Como a Sessão Lúdica pode ajudar no diagnóstico posterior a anamnese:
Depois da anamnese, as sessões que usam o lúdico são importantes, pois observam o sujeito em diversas situações e dão suporte às primeiras hipóteses, presentes na relação à queixa apresentada.
Segundo Weiss, autora de um modelo chamado Sessão Lúdica Centrada na Aprendizagem, o lúdico pra coletar dados é um valioso instrumento no diagnóstico, pois ao observar a criança ele vê suas atitudes ao brincar, ficando mais fácil a confirmação ou negação das hipóteses apresentadas na anamnese e o terapeuta se direciona quanto aos testes que serão usados no decorrer das sessões posteriores.
O EOCA, entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem de Jorge Visga , se focaliza sobre a aprendizagem, sobre a investigação do modelo de aprendizagem.
Ao aplicar o modelo da Sessão Lúdica, a possibilidade de contribuição de colher dados para confirmação de hipóteses dentro da queixa na anamnese é bastante grande, pois ali se observa como a criança brinca, se for em grupo se brinca sozinha, ou com os amigos, só meninos ou meninas também, se com muitos ou poucos brinquedos, qual o tipo de brincadeira lhe interessa mais, se é ciumenta com seus brinquedos, se tem organização com os próprios brinquedos. A criança se revela pra o terapeuta
Ali se retrata um pouco da criança na escola, em casa, na sala de aula, na sua vivência, ali ela torna a fantasia a realidade em que ela está vivendo fora dali. Ali é capaz de se capturar grandes hipóteses que ajudaram na reflexão do trabalho de sessões posteriores.
Se for adolescente ou adulto, qual o tipo de lazer mais lhe agrada, com infinidades de jogos qual mais lhe atrai e porque esta atração.  Com o adolescente ou adulto como já disse anteriormente poderá ser utilizado o EOCA em jogos formais como o dominó e o jogo da memória.
No diagnóstico a utilização de situações lúdicas possibilita a compreensão do funcionamento do processo cognitivo, afetivo-social e suas interferências na aprendizagem da criança.
A sessão lúdica diagnóstica se adéqua a faixa etária da criança ou adolescente e se difere da terapêutica por existir limites definidos e podem ser feitas intervenções provocadoras e limitadoras para observação das reações da criança.
Observaram-se crianças mais espontâneas e que se revelavam com ais facilidade.
O material utilizado deve atrair o paciente pela sua utilidade e não por ser diferente do usual. Devem-se observar a escolha do material e da brincadeira, o modo de brincar e a relação que o paciente estabelece com o terapeuta durante as brincadeiras.

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