domingo, 24 de junho de 2018

Para ler em Psicopedagogia.


Para Ler... 

Por Márcia Veiga

 

BIBLIOGRAFIA PSICOPEDAGOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, por Márcia Veiga

·         Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação teórica. Maria Cecília Almeida e Silva. RJ: Nova Fronteira, 1998. (discute o objeto e o campo da Psicopedagogia).

·         Presente e futuro do trabalho psicopedagógico. Benito Del Rincón Igea e colaboradores. PA: Artmed, 2005. (Trata da atuação do psicopedagogo em diferentes espaços: social, organizações, universidades, família, tecnologia)

·         Orientação educacional e intervenção psicopedagógica. Isabel Solé. PA: Artmed, 2001. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Fermino Fernandes Sisto ET AL (orgs.) Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. (mais prático, fala de jogos de regras, experiências na Educação Infantil, leitura e escrita, psicomotricidade, psicodrama)

·         Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. Beatriz Scoz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.(pesquisa, mais voltado para problemas de aprendizagem)

·         Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. Edith Rubinstein. SP: Casa do Psicólogo, 1999. (relatos de casos sob diferentes abordagens).

·          Psicopedagogia: novas contribuições. Jorge Visca. RJ: Nova Fronteira, 1991. (cria um modelo dentro do enfoque clínico. O autor exerceu grande influência no desenvolvimento da Psicopedagogia no Brasil)

·         Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Jesús-Nicasio García Sánchez. PA: Artmed, 2004. (Espanha)

·         Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Newra T. Rotta. PA: Artmed, 2006.

·         A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Nádia A. Bossa. PA: Artmed, 1994.

·         Avaliação psicopedagógica da criança de 0 a 6 anos. Nádia A. Bossa. Petrópolis: RJ, Vozes, 1996.

·         Avaliação psicopedagógica da criança de 7 a 11 anos. Nádia A. Bossa. Petrópolis: RJ, Vozes, 1996.

·         Contribuições para o diagnóstico psicopedagógico na escola. Sandra Vinocur. Petrópolis: RJ, Vozes, 1998.

·         O assessoramento psicopedagógico – uma perspectiva profissional e construtivista. Carles Monereo, Juan Ignácio Pozo,  Isabel Solé e colaboradores. PA: Artmed, 2000.

·         Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Jaime Luiz Zorzi. PA: Artmed.   

·          Aprender com jogos e situações-problema. Lino de Macedo ET al. PA: Artmed.

·         Avaliação psicopedagógica. Manuel Sánchez-Cano e colaboradores. PA: Artmed.

·         Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Julie Dockell; John McShane. PA: Artmed.

·         Distúrbios de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. A. M. P. Morais. SP: Edicom, 2002.

·         Linguagem, leitura, escrita e matemática: manual de dificuldades. N. J. Garcia. PA: Artmed, 1988.   

·         Quatro Cores, Senha e Dominó – oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica.  Lino de Macedo et al. SP: Casa do Psicólogo, 1997. 

·         Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Lino de Macedo etal. PA: Artmed, 2005.

·         Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Maria Lúcia Lemme Weiss. RJ: DP&A, 1997. (Descreve as etapas do psicodiagnóstico, exemplifica e propõe instrumentos para a atuação clínica).

·         Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Sara Paín. PA: Artmed, 1985. (A autora, argentina, dispõe sobre a teoria e técnica do diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem de modo consistente. Trata-se de um clássico na área)  

·         Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. Eulália Bassedas e outros. PA: Artmed, 1996. (Descreve os instrumentos e técnicas mais utilizados em psicopedagogia)

·         Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. PA: Artmed, 2001.

·         A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Alícia Fernández. PA: Artmed, 1990.

·         Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Fermino Fernandes Sisto et al. (orgs) Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

·         Técnicas de intervenção psicopedagógica: para dificuldades e problemas de aprendizagem. Leila Sara José Chamat. SP: Vetor, 2008.

·         Cotidiano escolar: questões de leitura, matemática e aprendizagem. Fernando F. Sisto et al. (org.) Petrópolis: RJ, Vozes, 2002.

·         A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporeidade e da aprendizagem. Alícia Fernández. PA: Artmed.

·         REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA (publicação quadrimestral da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp – www.abpp.com.br )

·         “Psicologia nas Gerais” – Informativo da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção-MG –www.abpp.com.br/abppmg)

·         Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Fermino Fernandes Sisto et al. (orgs.) Petrópolis: RJ, Vozes, 2008.

·         Psicopedagogia Institucional: teoria, prática e assessoramento psicopedagógico. RJ: WAK Editora, 2007.

·         Distúrbios de aprendizagem e de comportamento. Lou de Olivier. RJ: WAK Editora, 2008. (enfoque na dislexia, hiperatividade e autismo).

·         Transtorno do Déficit de Atenção: estratégias para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. Mabel Condemarín et al. SP: Ed. Planeta do Brasil, 2006.

·         Dificuldades escolares: um desafio superável. Alessandra C. Wajnsztejn. e Rubens Wajnsztejn. SP: Ártemis, 2005.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário