Para Ler...
Por Márcia Veiga
BIBLIOGRAFIA PSICOPEDAGOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, por
Márcia Veiga
·
Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação
teórica. Maria Cecília Almeida e Silva. RJ: Nova Fronteira, 1998. (discute
o objeto e o campo da Psicopedagogia).
·
Presente e futuro do trabalho psicopedagógico.
Benito Del Rincón Igea e colaboradores. PA: Artmed, 2005. (Trata da atuação do
psicopedagogo em diferentes espaços: social, organizações, universidades,
família, tecnologia)
·
Orientação educacional e intervenção
psicopedagógica. Isabel Solé. PA: Artmed, 2001. Atuação psicopedagógica e
aprendizagem escolar. Fermino Fernandes Sisto ET AL (orgs.) Petrópolis, RJ:
Vozes, 1996. (mais prático, fala de jogos de regras, experiências na Educação
Infantil, leitura e escrita, psicomotricidade, psicodrama)
·
Psicopedagogia e realidade escolar: o problema
escolar e de aprendizagem. Beatriz Scoz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.(pesquisa,
mais voltado para problemas de aprendizagem)
·
Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos.
Edith Rubinstein. SP: Casa do Psicólogo, 1999. (relatos de casos sob diferentes
abordagens).
·
Psicopedagogia: novas contribuições. Jorge
Visca. RJ: Nova Fronteira, 1991. (cria um modelo dentro do enfoque clínico. O
autor exerceu grande influência no desenvolvimento da Psicopedagogia no Brasil)
·
Dificuldades de aprendizagem e intervenção
psicopedagógica. Jesús-Nicasio García Sánchez. PA: Artmed, 2004. (Espanha)
·
Transtornos de aprendizagem: abordagem
neurobiológica e multidisciplinar. Newra T. Rotta. PA: Artmed, 2006.
·
A psicopedagogia no Brasil: contribuições a
partir da prática. Nádia A. Bossa. PA: Artmed, 1994.
·
Avaliação psicopedagógica da criança de 0 a 6
anos. Nádia A. Bossa. Petrópolis: RJ, Vozes, 1996.
·
Avaliação psicopedagógica da criança de 7 a 11
anos. Nádia A. Bossa. Petrópolis: RJ, Vozes, 1996.
·
Contribuições para o diagnóstico psicopedagógico
na escola. Sandra Vinocur. Petrópolis: RJ, Vozes, 1998.
·
O assessoramento psicopedagógico – uma
perspectiva profissional e construtivista. Carles Monereo, Juan Ignácio
Pozo, Isabel Solé e colaboradores. PA: Artmed, 2000.
·
Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita:
questões clínicas e educacionais. Jaime Luiz Zorzi. PA: Artmed.
·
Aprender
com jogos e situações-problema. Lino de Macedo ET al. PA: Artmed.
·
Avaliação psicopedagógica. Manuel Sánchez-Cano e
colaboradores. PA: Artmed.
·
Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma
abordagem cognitiva. Julie Dockell; John McShane. PA: Artmed.
·
Distúrbios de aprendizagem: uma abordagem
psicopedagógica. A. M. P. Morais. SP: Edicom, 2002.
·
Linguagem, leitura, escrita e matemática: manual
de dificuldades. N. J. Garcia. PA: Artmed, 1988.
·
Quatro Cores, Senha e Dominó – oficinas de jogos
em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica. Lino de Macedo
et al. SP: Casa do Psicólogo, 1997.
·
Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar.
Lino de Macedo etal. PA: Artmed, 2005.
·
Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica
dos problemas de aprendizagem escolar. Maria Lúcia Lemme Weiss. RJ: DP&A,
1997. (Descreve as etapas do psicodiagnóstico, exemplifica e propõe
instrumentos para a atuação clínica).
·
Diagnóstico e tratamento dos problemas de
aprendizagem. Sara Paín. PA: Artmed, 1985. (A autora, argentina, dispõe sobre a
teoria e técnica do diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem de
modo consistente. Trata-se de um clássico na área)
·
Intervenção educativa e diagnóstico
psicopedagógico. Eulália Bassedas e outros. PA: Artmed, 1996. (Descreve os
instrumentos e técnicas mais utilizados em psicopedagogia)
·
Os idiomas do aprendente: análise das
modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. PA:
Artmed, 2001.
·
A inteligência aprisionada: abordagem
psicopedagógica clínica da criança e sua família. Alícia Fernández. PA: Artmed,
1990.
·
Dificuldades de aprendizagem no contexto
psicopedagógico. Fermino Fernandes Sisto et al. (orgs) Petrópolis, RJ: Vozes,
2001.
·
Técnicas de intervenção psicopedagógica: para
dificuldades e problemas de aprendizagem. Leila Sara José Chamat. SP: Vetor,
2008.
·
Cotidiano escolar: questões de leitura,
matemática e aprendizagem. Fernando F. Sisto et al. (org.) Petrópolis: RJ,
Vozes, 2002.
·
A mulher escondida na professora: uma leitura
psicopedagógica do ser mulher, da corporeidade e da aprendizagem. Alícia
Fernández. PA: Artmed.
·
REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA (publicação
quadrimestral da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp –
www.abpp.com.br )
·
“Psicologia nas Gerais” – Informativo da
Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção-MG –www.abpp.com.br/abppmg)
·
Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar.
Fermino Fernandes Sisto et al. (orgs.) Petrópolis: RJ, Vozes, 2008.
·
Psicopedagogia Institucional: teoria, prática e
assessoramento psicopedagógico. RJ: WAK Editora, 2007.
·
Distúrbios de aprendizagem e de comportamento.
Lou de Olivier. RJ: WAK Editora, 2008. (enfoque na dislexia, hiperatividade e
autismo).
·
Transtorno do Déficit de Atenção: estratégias
para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. Mabel Condemarín et al. SP:
Ed. Planeta do Brasil, 2006.
·
Dificuldades escolares: um desafio superável.
Alessandra C. Wajnsztejn. e Rubens Wajnsztejn. SP: Ártemis, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário